đŸŽ„ 10 curiosidades incrĂ­veis sobre o filme “Independence Day” (1996) que vocĂȘ (provavelmente) nĂŁo sabia!

Lançado em 1996, “Independence Day” tornou-se um marco do cinema de ficção cientĂ­fica, com uma combinação irresistĂ­vel de ação Ă©pica, efeitos visuais inovadores e uma trama que ressoou com o pĂșblico global. Dirigido por Roland Emmerich, o filme se tornou um dos maiores sucessos de bilheteira da dĂ©cada, conquistando coraçÔes e imaginaçÔes com sua histĂłria de invasĂŁo alienĂ­gena e resistĂȘncia heroica.

Enquanto a batalha pela Terra se desenrola, o filme também traz uma série de momentos inesquecíveis e personagens cativantes, além de um elenco estelar liderado por Will Smith, Jeff Goldblum e Bill Pullman. Mas, além de sua popularidade, o filme esconde diversas curiosidades e fatos interessantes sobre sua produção, personagens e impacto cultural.

Neste texto, vamos explorar alguns desses segredos, revelando o que fez Independence Day um fenĂŽmeno cinematogrĂĄfico e uma referĂȘncia no gĂȘnero de ficção cientĂ­fica.

1 – BIZARRO

O discurso motivacional e nacionalista proferido pelo presidente Whitmore antes da grande batalha contra os extraterrestres foi gravado em 6 de agosto de 1995, em frente ao hangar que abrigava o Enola Gay, avião que lançou a bomba atÎmica sobre Hiroshima exatos 50 anos antes.

2 – MILITARES DOS EUA IRIAM AJUDAR OS ATORES, MAS DESISTIRAM

De acordo com o produtor Dean Devlin, os militares dos Estados Unidos concordaram em ajudar os atores com seu treinamento e autorizar filmagens em algumas de suas instalaçÔes. No entanto, quando descobriram que o filme fazia referĂȘncia Ă  Área 51, decidiram retirar o apoio.

Mesmo assim, na sequĂȘncia em que Will Smith entra no vestiĂĄrio da base de El Toro, onde vĂĄrios pilotos estĂŁo assistindo TV, esses pilotos eram realmente membros do EsquadrĂŁo do Corpo de Fuzileiros Navais.

3 – INSPIRAÇÃO PARA O ROTEIRO

Os roteiristas Roland Emmerich e Dean Devlin conceberam a ideia para o filme enquanto promoviam seu trabalho anterior, “Stargate” (1994), pelo qual foram processados por um professor egĂ­pcio por alegado plĂĄgio. Durante uma entrevista, um repĂłrter questionou Emmerich sobre a razĂŁo de ter feito um filme sobre extraterrestres, jĂĄ que ele nĂŁo acreditava na existĂȘncia deles.

Em resposta, Emmerich afirmou que era fascinado pela ideia de uma invasão alienígena e sugeriu que o repórter imaginasse o que seria acordar e ver naves gigantes pairando sobre as principais cidades do mundo. E essa foi a inspiração para p roteiro.

4 – O FILME FOI ESCRITO E FILMADO MUITO RÁPIDO

Emmerich e Devlin criaram o roteiro em apenas um mĂȘs. Ele foi enviado para avaliação dos estĂșdios em uma quinta-feira e, jĂĄ na sexta-feira, começaram a receber propostas. Na segunda-feira seguinte, estavam em prĂ©-produção e, surpreendentemente, concluĂ­ram as filmagens em apenas 72 dias, um prazo bastante incomum para um grande blockbuster como aquele.

5 – A MAQUETE DA CASA BRANCA

A maquete da Casa Branca foi construĂ­da em escala 1/12 e filmada com 12 cĂąmeras em diferentes velocidades para a icĂŽnica cena da explosĂŁo causada pelo raio alienĂ­gena.

Os cenĂĄrios internos, incluindo salas e corredores, foram reutilizados em outras produçÔes nos mesmos anos de 1995 e 1996, como “Meu Querido Presidente” (1995), “Nixon” (1995) e “Marte Ataca!” (1996).

6 – UM RECORDE QUE JAMAIS SERÁ SUPERADO

DetĂ©m o recorde de maior quantidade de modelos em miniatura usados em um Ășnico filme. O supervisor da oficina de modelos, Michael Joyce, estimou que mais miniaturas foram utilizadas neste filme do que em dois outros filmes combinados. Devido aos avanços na tecnologia digital desde o lançamento deste filme, a maioria dos especialistas acredita que esse recorde pode nunca ser superado.

7 – JOIAS DE GOLFINHO

Aproximadamente um mĂȘs apĂłs o lançamento do filme, joalherias relataram um aumento no interesse e na venda de joias com design de golfinho, inspiradas no anel que o capitĂŁo Steven Hiller dĂĄ Ă  sua namorada, Jasmine, que adorava esses animais.

8 – “E QUE DROGA DE CHEIRO É ESSE?”

A icĂŽnica cena em que o personagem de Will Smith carrega o alienĂ­gena desmaiado pelo deserto com seu paraquedas foi filmada em Utah, no Grande Lago Salgado. Quando ele grita “E que droga de cheiro Ă© esse?!”, a frase foi um improviso, pois o lago realmente exala um odor forte e desagradĂĄvel.

O lago é habitado por pequenos cruståceos, cujos corpos, ao morrerem, afundam no fundo raso do lago e se decompÔem. Ao chutar o alienígena, Will arrancou pedaços de sal, o que fez o cheiro insuportåvel se intensificar de imediato. Ele não sabia que isso aconteceria.

9 – CONFUNDINDO HELICÓPTERO COM OVNIS

Lembra da cena em que helicópteros são enviados com painéis luminosos para tentar se comunicar com os alienígenas, chamada de Welcome Wagon? Os moradores do condado de Orange confundiram os helicópteros com OVNIs e cerca de 150 ligaçÔes foram feitas para a polícia, relatando os avistamentos. Na realidade, o que eles viram foram helicópteros bastante comuns.

10 – “HOJE NÓS CELEBRAMOS O NOSSO DIA DA IDEPÊNDENCIA!”

Houve uma disputa legal pela posse do tĂ­tulo “Independence Day”. Em 1983, a Warner Bros lançou um filme com esse nome, que contava a histĂłria de um artista em uma cidade pequena, mas a bilheteira foi de apenas 150 mil dĂłlares.

Mesmo com o baixo desempenho, a Warner detinha os direitos sobre o uso do tĂ­tulo, o que causou um grande impasse para a Fox, Emmerich e Devlin, jĂĄ que o roteiro deles era completamente diferente. A Fox sugeriu alternativas como abreviar o tĂ­tulo para “ID4”, ou optar por nomes como “Invasion” ou “Sky On Fire”.

Para convencer a Fox da importĂąncia do tĂ­tulo, Emmerich e Devlin adicionaram a icĂŽnica frase do presidente Whitmore: “Today we celebrate our Independence Day!” (“Hoje nĂłs celebramos nosso Dia da IdepĂȘndencia!”, em tradução livre).

CONCLUSÃO

Em conclusĂŁo, “Independence Day” se consolidou como um marco no gĂȘnero de ficção cientĂ­fica e ação, com seu enredo emocionante e efeitos especiais inovadores para a Ă©poca. O filme, dirigido por Roland Emmerich, nĂŁo sĂł capturou a imaginação do pĂșblico, mas tambĂ©m se tornou um sĂ­mbolo de resistĂȘncia e uniĂŁo diante da adversidade, com cenas Ă©picas de destruição e o espĂ­rito de luta da humanidade contra uma ameaça alienĂ­gena.

AlĂ©m disso, as atuaçÔes de Will Smith e Jeff Goldblum sĂŁo lembradas como algumas das mais carismĂĄticas de suas carreiras. Com sua mistura de entretenimento e reflexĂ”es sobre a natureza humana, “Independence Day” continua sendo uma obra atemporal, que abriu portas para uma sĂ©rie de sucessos no cinema de ficção cientĂ­fica e consolidou-se como um Ă­cone da cultura pop.

Sua influĂȘncia perdura, fazendo com que o filme ainda seja relevante para novas geraçÔes de fĂŁs do gĂȘnero.

VEJA TAMBÉM: