đ„ 15 curiosidades incrĂveis sobre o filme “O Grinch” (2000) que vocĂȘ (provavelmente) nĂŁo sabia!

“O Grinch”, uma adaptação cinematogrĂĄfica do clĂĄssico livro infantil do Dr. Seuss, Ă© um filme que encanta espectadores de todas as idades desde seu lançamento em 2000. Dirigido por Ron Howard e estrelado por Jim Carrey no papel principal, o filme narra a histĂłria do Grinch, uma criatura verde e peluda que vive isolada no topo de uma montanha, desejando arruinar o Natal para os habitantes de Whoville.
Por trĂĄs da magia da tela, “O Grinch” esconde uma sĂ©rie de curiosidades fascinantes que revelam detalhes sobre a produção, os efeitos especiais e atĂ© mesmo os desafios enfrentados pela equipe durante as filmagens. Neste texto, mergulharemos nas curiosidades por trĂĄs deste amado filme natalino, explorando os bastidores que tornaram possĂvel a criação desta obra-prima da fantasia cinematogrĂĄfica.
1 – ZOANDO A CARA DO DIRETOR
No momento em que o Grinch estĂĄ conduzindo seu fiel cĂŁozinho, Max, antes de embarcar em seus planos natalinos de roubo, Jim Carrey aproveita para zombar de forma divertida do produtor e diretor Ron Howard, imitando sua maneira de dirigir. Howard achou a cena extremamente engraçada e optou por incluĂ-la no filme.
2 – MAQUIAGEM PESADA E DESCONFORTĂVEL
Rick Baker revelou que a aplicação da maquiagem protĂ©tica usada por Jim Carrey demandou aproximadamente duas horas, enquanto a remoção exigiu cerca de uma hora. Carrey compartilhou que se sentia tĂŁo restringido e desconfortĂĄvel sob a pele de lĂĄtex que procurou orientação de um agente da CIA, que lhe ensinou tĂ©cnicas de resistĂȘncia Ă tortura. Durante os noventa e dois dias em que esteve caracterizado como o Grinch, Carrey dedicou duas horas toda manhĂŁ para se transformar e uma hora todas as noites para remover a maquiagem.
Ele descreveu essa experiĂȘncia como um perĂodo de autodescoberta, referindo-se a si mesmo como um “Mestre Zen” enquanto aguardava pacientemente na cadeira de maquiagem.
Ao experimentar a maquiagem do Grinch pela primeira vez, Jim Carrey ficou tĂŁo desconfortĂĄvel que expressou sua frustração chutando um buraco na parede e comunicou a Ron Howard que nĂŁo se sentia capaz de interpretar o papel. Ele descreveu a experiĂȘncia como semelhante a ser enterrado vivo.
3 – DIRETOR QUIS AGRADAR JIM CARREY, MAS ATOR FICOU BRAVO
Ron Howard, o produtor e diretor do filme, expressou sua imensa gratidĂŁo a Jim Carrey por suportar as longas horas de desconforto durante a aplicação da maquiagem. Como gesto de apreço, Howard decidiu vestir o traje completo do Grinch, incluindo a maquiagem, e dirigir um dia inteiro de filmagens. Ele planejava que fosse uma forma de homenagear Carrey. No entanto, quando Carrey avistou Howard vestido como o Grinch, ficou bastante perturbado, achando que se tratava de um dublĂȘ que “nĂŁo tinha a menor semelhança com ele”.
4 – ASSUSTANDO OUTRO SET DE FILMAGENS
O cenĂĄrio de Whoville foi em grande parte construĂdo nos bastidores dos estĂșdios da Universal Studios, situado atrĂĄs do Bates Motel. Em uma pausa nas filmagens, Jim Carrey surpreendeu e assustou os turistas que faziam o passeio nos bastidores da Universal ao sair correndo do hotel vestindo um vestido e empunhando uma faca. Com certeza, ninguĂ©m o reconheceu.
5 – AS LENTES DE CONTAO ERAM INSUPORTĂVEIS DE USAR
Devido ao desconforto causado pelas lentes de contato amarelas, Jim Carrey frequentemente não conseguia uså-las durante as filmagens. Como solução, em algumas ocasiÔes, as imagens de seus olhos foram editadas digitalmente na pós-produção para alcançar o efeito desejado.
6 – NARRAĂĂO EM APENAS UM DIA
Anthony Hopkins completou todas as gravaçÔes da narração deste filme em um Ășnico dia.
7 – APRENDENDO A SER UM “QUEM”
Os atores e atrizes frequentaram a Who-School acompanhados por um coreĂłgrafo, onde aprenderam a se movimentar e a se sentir Ă vontade no papel de um Quem.
8 – NĂO ERA SOMENTE O JIM CARREY QUE VIVIA DE MAQUIAGEM
Desde “O MĂĄgico de Oz” (1939), nenhum outro filme havia apresentado uma quantidade tĂŁo grande de personagens com maquiagem e figurinos elaborados como este.
9 – RASPOU AS SOMBRANCELHAS
Durante a produção, Jeremy Howard, o intérprete de Drew Lou Who, optou por raspar suas sobrancelhas para acelerar o processo de maquiagem, reduzindo assim o tempo necessårio pela metade.
10 – CENTENAS DE BLUSAS TRICOTADAS Ă MĂO
Suss Cousins, uma designer de suĂ©teres de Los Angeles, cujo nome Ă© pronunciado de forma similar ao de Dr. Seuss, colaborou com outras duas tricoteiras para criar 250 peças de malhas exclusivas para este filme. Isso incluiu a confecção de oito suĂ©teres listrados vermelhos idĂȘnticos para Jim Carrey.
Todo esse trabalho foi realizado em um perĂodo de quatro meses, o que resultou em uma mĂ©dia de 83,3 blusas por pessoa em apenas 120 dias. Esse feito Ă© extraordinĂĄrio, considerando que todas as peças foram tricotadas Ă mĂŁo.
11 – MELHOR SUCESSO NATALINO DESDE ESQUECERAM DE MIM
Este filme alcançou a maior arrecadação de bilheteria para um filme natalino desde âEsqueceram de Mimâ (1990). âEsqueceram de Mimâ arrecadou incrĂveis 467 milhĂ”es e âO Grinchâ arrecadou 346 milhĂ”es de dĂłlares.
12 – AS CASAS DO FILME FORAM PRESERVADAS PELO ESTĂDIO POR 20 ANOS
O conjunto de casas de Whoville foi preservado no backlot da Universal Studios apĂłs o tĂ©rmino das filmagens, embora ao longo dos anos todas as decoraçÔes tenham sido removidas e as cores da tinta tenham desaparecido. Ele permaneceu intacto por quase duas dĂ©cadas antes de ser finalmente demolido em 2020 para dar espaço a novas adiçÔes. Durante esse perĂodo, o conjunto foi uma atração no Universal Studio Tour e um destaque durante as festividades de fim de ano.
13 – JIM CARREY FUMAVA MUITO DURANTES AS GRAVAĂĂES
Jim Carrey era um fumante frequente, o que ajudava a lidar com o estresse provocado pela pesada maquiagem que usava para interpretar o Grinch (uma experiĂȘncia que ele comparava a ser enterrado vivo). No entanto, devido ao fato de que seu traje estava coberto de cabelo de iaque inflamĂĄvel, ele precisava usar um porta-cigarros muito longo para evitar qualquer risco de incĂȘndio potencial.
14 – CACHORRO MAX SERIA FEITO POR COMPUTADOR
Inicialmente, a ideia era que Max fosse representado por meio de animação CGI, permitindo-lhe expressÔes cÎmicas semelhantes às vistas no curta animado de 1966.
15 – A MĂSICA “WHERE ARE YOU CHRISTMAS?”
A mĂșsica que toca durante os crĂ©ditos, “Where are you Christmas?”, foi escrita por Mariah Carey e interpretada por Faith Hill. Inicialmente, estava previsto que Carey lançaria sua prĂłpria versĂŁo da canção, mas devido a uma disputa legal entre ela e seu ex-marido, Tommy Mottola, que tambĂ©m era o presidente de sua gravadora na Ă©poca, isso nĂŁo foi possĂvel. Assim, Hill foi escolhida para regravar a mĂșsica. Apesar disso, Carey manteve o crĂ©dito como compositora, enquanto Hill ficou com o crĂ©dito de interpretação.
Em suma, “O Grinch” de 2000 Ă© muito mais do que apenas um filme natalino. Por trĂĄs das telas, hĂĄ uma rica tapeçaria de curiosidades que revelam o esforço e a dedicação da equipe de produção, bem como o talento dos atores envolvidos. Desde os desafios enfrentados por Jim Carrey com a pesada maquiagem atĂ© os detalhes intricados do cenĂĄrio de Whoville, o filme oferece uma visĂŁo fascinante dos bastidores de sua criação. Ao explorar essas curiosidades, somos levados a apreciar ainda mais a magia e o encanto deste clĂĄssico moderno, que continua a aquecer os coraçÔes das famĂlias em todas as Ă©pocas festivas.