đ„ 10 curiosidades incrĂveis sobre o filme “Superman” (1978) que vocĂȘ (provavelmente) nĂŁo sabia!

Desde a sua estreia em 1978, o icĂŽnico filme “Superman” dirigido por Richard Donner conquistou coraçÔes e mentes de geraçÔes de fĂŁs ao redor do mundo. Com Christopher Reeve personificando o lendĂĄrio herĂłi, o filme nĂŁo apenas definiu um padrĂŁo para adaptaçÔes de quadrinhos no cinema, mas tambĂ©m deixou um legado duradouro na cultura pop.
Por trĂĄs das cĂąmeras, hĂĄ um fascinante conjunto de curiosidades que ajudam a entender a magia por trĂĄs da criação deste clĂĄssico cinematogrĂĄfico. Desde desafios de produção atĂ© escolhas criativas, as histĂłrias que cercam a realização de “Superman” revelam um olhar cativante sobre os bastidores de um dos filmes mais amados de todos os tempos.
1 – STEVEN SPIELBERG QUASE DIRIGIU SUPERMAN
Steven Spielberg foi oferecido a oportunidade de dirigir o filme, porĂ©m os produtores rejeitaram o salĂĄrio que ele solicitou, optando por observar o desempenho de “TubarĂŁo” (1975), sua produção anterior, nas bilheterias. “TubarĂŁo” arrecadou 470 milhĂ”es de dĂłlares em 1975, um feito notĂĄvel para a Ă©poca.
Para contextualizar, em 2019, “Shazam” alcançou 364 milhĂ”es, apesar do aumento no nĂșmero de cinemas, da população e dos custos dos ingressos, incluindo a tecnologia 3D. Assim, os produtores nĂŁo reconheceram o potencial do talento emergente de Spielberg. Infelizmente, Spielberg nĂŁo pĂŽde considerar uma nova proposta, pois jĂĄ estava comprometido com diversos outros projetos.
2 – MARLON BRANDO RECEBEU BEM MAIS QUE CRHISTOPHER REEVE… E AINDA PROCESSOU O ESTĂDIO
Marlon Brando foi remunerado com US$ 3,7 milhĂ”es, alĂ©m de uma participação no lucro bruto, por sua participação em doze dias de gravação. Essa quantia tambĂ©m incluĂa a filmagem de uma sequĂȘncia que ocorreu simultaneamente. Brando nĂŁo foi visto na sequĂȘncia devido a uma disputa legal com o produtor Ilya Salkind, alegando falta de pagamento de sua participação nos lucros. Eventualmente, Brando recebeu cerca de US$ 14 milhĂ”es por apenas dez minutos de presença na tela. As filmagens foram posteriormente utilizadas em “Superman: O Retorno” (2006), dirigido por Bryan Singer.
3 – MARLON BRANDO NĂO SE DEU O TRABALHO DE DECORAR SUAS FALAS
Marlon Brando se recusou a memorizar a maioria de suas linhas antecipadamente. Na cena em que ele coloca o bebĂȘ Kal-El na cĂĄpsula de fuga, ele estava lendo as linhas da fralda do bebĂȘ. Ele disse ao diretor Richard Donner que a Ășnica maneira de manter sua performance natural era gravar a primeira vez que ele lesse as falas.
4 – MALHANDO MUITO
Para conseguir a musculatura para interpretar o papel de forma convincente, Christopher Reeve passou por um regime intenso e um trabalho com fisiculturismo supervisionado por David Prowse, o homem que interpretou Darth Vader na saga “Star Wars”. Ele ganhou quase trinta quilos de mĂșsculos entre a prĂ©-produção e as filmagens.
5 – CANTAR? MELHOR NĂO
Margot Kidder originalmente deveria cantar a mĂșsica “Can You Read My Mind” para a sequĂȘncia do voo com o Superman, mas Richard Donner nĂŁo gostou da voz da atriz cantando e mudou para uma narração.
6 – A CENA DO HELICĂPTERO
A cena envolvendo o helicĂłptero estava programada para ser filmada no prĂ©dio da empresa aĂ©rea Pan Am. O local possuĂa um heliponto em seu telhado, utilizado para transportar passageiros atĂ© o Aeroporto JFK. No entanto, em 16 de maio de 1977, o heliporto foi fechado apĂłs um incidente trĂĄgico: um helicĂłptero tentou pousar na plataforma, mas acabou capotando, resultando na morte de quatro pessoas e de um pedestre, atingido quando o aparelho caiu na rua.
7 – DIRETOR NĂO DEU CONTA DE FILMAR DOIS FILMES DO SUPERMAN DE UMA VEZ SĂ
No ano de 1977, o cineasta Richard Donner optou por gravar simultaneamente duas partes da saga do Superman. Com quase 80% de Superman II jå finalizado, e diante do adiamento da data de lançamento original de Superman (prevista para o verão de 1978) devido ao prolongamento das filmagens, os trabalhos em Superman II foram interrompidos em outubro de 1978. Isso permitiu que Donner priorizasse a conclusão do primeiro filme.
ApĂłs o lançamento de Superman em dezembro de 1978, estava planejada a produção da sequĂȘncia, que tambĂ©m seria dirigida por Donner. No entanto, diversos compromissos o levaram a ser substituĂdo. Uma das questĂ”es cruciais foi o anĂșncio dos produtores (Alexander e Ilya Salkind) de que as cenas de Marlon Brando em Superman II seriam eliminadas para evitar o pagamento adicional de 11,75% do salĂĄrio que ele teria direito por sua participação na sequĂȘncia. Donner afirmou que sĂł faria o filme se fosse realizado conforme sua visĂŁo, caso contrĂĄrio, preferia nĂŁo participar do projeto.
As tensÔes entre os Salkind e Richard Donner surgiram durante os quase 19 meses de filmagens necessårias para concluir Superman e grande parte de Superman II. Os produtores culpavam o diretor pelo estouro do orçamento e pela ultrapassagem do prazo de entrega dos filmes. Por sua vez, Donner argumentava que nunca lhe foram fornecidos um orçamento claro ou um prazo de entrega definido.
O impasse chegou ao ĂĄpice em 15 de março de 1979, quando os Salkind decidiram substituir Donner pelo diretor londrino Richard Lester, conhecido por dirigir os bem-sucedidos filmes “Os TrĂȘs Mosqueteiros”.
8 – SUPERMAN NUNCA MENTE?
Na cena em que Lois Lane entrevista Superman na sacada, o herĂłi respondeu: “Eu nunca minto”. O produtor Ilya Salkind considerou esse momento crucial no filme, pois destacava o dilema do Super-Homem, que vivia sob a identidade fictĂcia de Clark Kent e precisava manter o segredo de sua verdadeira natureza, inclusive ao negar ser Superman.
9 – SYLVESTER STALLONE SERIA O SUPERMAN?
ApĂłs o grande sucesso de “Rocky: Um Lutador” (1976), Sylvester Stallone lutou para conseguir o papel de Clark Kent, porĂ©m acabou sendo rejeitado, sendo considerado “muito italiano” para o papel. Stallone descobriu que Marlon Brando, que tinha poder de decisĂŁo no elenco, havia rejeitado sua escolha, assim como ele havia vetado Burt Reynolds para o papel de Sonny em “O Poderoso ChefĂŁo” (1972). Stallone entĂŁo participou do talk show de Merv Griffin e criticou Brando, declarando que este nĂŁo tinha respeito pelo talento do ator ou pelo homem que ele era. De forma irĂŽnica, em sua anĂĄlise do filme “Rocky: Um Lutador” (1976), Roger Ebert comparou Stallone a “um prĂłximo Marlon Brando”.
10 – ATOR QUE INTERPRETOU O BEBĂ JOR-EL SOFREU BULLYING E MORREU JOVEM
Aos sete meses de vida, Lee Quigley atuou ao lado de renomados artistas do cinema, interpretando o papel do filho de Marlon Brando (Jor-El) e Susannah York (Lara). Ele representou o bebĂȘ enviado em uma nave em direção Ă Terra antes da destruição de Krypton. No entanto, ao contrĂĄrio da nave, sua carreira nĂŁo teve sucesso.
Com o passar do tempo, Lee frequentou a Bishop Bell CE School, onde sua conduta problemĂĄtica o levou frequentemente Ă diretoria. Na escola, ele tambĂ©m era alvo de bullying, sofrendo agressĂ”es dos colegas que queriam testar se ele era realmente “o Superman”. Essas experiĂȘncias o deixaram um adolescente deprimido e ressentido, levando-o a experimentar substĂąncias como drogas e ĂĄlcool. Infelizmente, Lee Quigley desenvolveu uma dependĂȘncia de inalar cola e solventes. Em março de 1991, ele faleceu tragicamente aos 14 anos, vĂtima de uma overdose acidental causada por uma mistura de solventes que ele mesmo preparou.
“Superman” de 1978 Ă© um filme repleto de curiosidades fascinantes que ilustram nĂŁo apenas os desafios da produção cinematogrĂĄfica, mas tambĂ©m a vida de seus talentosos envolvidos. Desde as proezas tĂ©cnicas utilizadas para criar os efeitos especiais revolucionĂĄrios atĂ© as histĂłrias por trĂĄs das performances memorĂĄveis, cada aspecto do filme Ă© permeado por uma aura de magia e admiração. Ao explorar essas curiosidades, somos transportados para um mundo onde a imaginação se torna realidade e onde o legado do Homem de Aço continua a inspirar geraçÔes.