📺 BBB 19: 10 fatos sobre o inesquecível Big Brother Brasil 19 que talvez você já tenha esquecido!

Recorde de expulsões, acusações graves e queda na audiência. Vamos relembrar o Big Brother Brasil 19.


Começou no dia 15 de janeiro de 2019 a 19ª temporada do Big Brother Brasil. O programa teve 88 dias de duração e a final foi no dia 12 de abril. A apresentação foi de Tiago Leifert e direção de Boninho e Rodrigo Dourado.


Vamos relembrar 10 fatos que marcaram essa temporada.

1 – Participantes


18 pessoas foram selecionadas para entrar na casa mais vigiada do Brasil, mas devido a desclassificação de um participante antes mesmo do programa estrear, apenas 17 pessoas participaram da temporada, são elas:


Alan Possamai Barbosa – Administrador e empresário

Carolina Peixinho Sodré – Publicitária e empresária

Danrley Ferreira da Silva – Estudante e vendedor de picolé

Diego Henrique Wantowsky – Empresário e criador de cavalos

Elana Valenária Fernandes da Silva – Engenheira agrônoma

Gabriela Cano Hebling – Designer gráfica e percussionista

Gustavo de Léo Soares – Médico oftalmologista

Hana Khalil Carvalho Cavalcanti de Albuquerque – Bacharel em Cinema e YouTuber

Hariany Nathalia Mesquita de Almeida- Estudante

Isabella Chiara Nelson Cecchi – Estudante

Maycon Santos Oliveira – Barman e vendedor de queijos

Paula von Sperling Viana – Bacharel em direito

Rízia de Cerqueira Apolinario – Jornalista

Rodrigo Ferreira França – Cientista social

Terezinha Ferreira de Souza Freitas (Tereza) – Psicanalista e técnica de enfermagem

Vanderson Gomes de Brito – Biólogo Vinicius Póvoa Fernandes – Artista plástico e publicitário

2 – Recorde de expulsões


Em edições anteriores algumas expulsões se fizeram necessárias, mas essa temporada bateu o recorde, foram 3 expulsões ao longo do programa, uma delas antes mesmo do programa começar.


Faltando apenas 3 dias para o início do programa, a Globo anunciou que o participante Fábio Alano não entraria na casa, pois descumpria uma cláusula do contrato, ele era patrocinado por uma marca de roupa fitness, o que na época não era permitido.


Outra expulsão foi de Vanderson, que foi intimado a depor e foi obrigado a sair da casa após 8 dias de confinamento. Ele foi acusado de abuso e agressão contra uma ex-namorada, mas o caso foi arquivado tempos depois por falta de provas.


A terceira expulsão foi na reta final do programa, mais precisamente faltando apenas 1 dia para a final do programa. Após uma festa, e visivelmente embriagadas, Hariany e Paula discutiam e Hariany empurra Paula que cai no chão, por esse motivo, Hariany que era uma das favoritas ao prêmio foi expulsa do programa.


Nenhum participante expulso foi substituído.

3 – Super paredão


O primeiro paredão dessa temporada foi diferente, não houve a Prova do Líder e nem a Prova do Anjo, foram realizadas duas provas, onde 3 participantes ganharam imunidade, e todos os outros 14 estavam na berlinda, sendo que o menos votado pelo público deixaria a casa.


Vinicius recebeu apenas 3,73% dos votos e foi o primeiro participante a deixar a competição.

4 – Paredão falso


Como dois participantes já haviam sido expulsos e nenhuma substituição foi feita, um paredão falso foi feito como forma de cumprir o cronograma do programa.


Na sétima semana, Gabriela que estava na berlinda foi a escolhida do público para participar da dinâmica, mas ao contrário das temporadas anteriores, ela não foi para nenhum quarto secreto, assim que sua “eliminação” foi anunciada, ela saiu da casa e retornou imediatamente pela despensa da casa.

5 – #RíziaMereceRespeito


Durante uma das festas, Rízia disse que Rodrigo tentou beijá-la sem seu consentimento, gerando uma grande polêmica nas redes sociais e na família dos participantes.


Após o relato de Rízia, a hashtag #RíziaMereceRespeito entrou para os trending topics do twitter.


A cena foi mostrada na edição do programa, mas não houve comentários sobre o caso por parte do apresentador Tiago Leifert.

6 – Maus tratos a animais


Maycon foi um dos principais assuntos na época e chamou a atenção da ativista Luiza Mell, que iniciou um movimento para eliminar o rapaz do reality show.


Tudo começou quando o rapaz disse que colocou bombinhas no rabo de um gato, mas a situação piorou quando ele disse que havia perdido a virgindade com um animal de sua fazenda.


Além de Luiza Mell e do público, os seus colegas de confinamento também não reagiram bem a fala do rapaz. Maycon foi indicado ao paredão e foi o 5º eliminado com 55,72% dos votos.


3 meses após sua eliminação Maycon foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por apologia a maus tratos e crime contra a paz pública.


Menos de 20 dias depois o caso foi arquivado.

7 – Racismo e intolerância religiosa


Paula foi criticada por suas falas sobre bullying, feminismo, racismo, entre outros temas polêmicos, mas uma de suas falas virou caso de polícia, ela foi acusada de intolerância religiosa contra Rodrigo. Paula afirmou ter medo dele pois ele mexia com esses “trecos” lá, essa coisa de Oxum.


Outro participante que gerou polêmica foi Maycon, ao ver Rodrigo e Gabriela dançando ele disse que sentiu um arrepio e insinuou para Hariany e Paula que a gripe que Isabella teve foi devido a um “trabalho” de Gabriela.


A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abriu um inquérito para verificar o possível crime.


Após a saída de Rodrigo do programa ele depôs contra Paula e a acusou de preconceito com sua cor e sua religião.


Paula prestou depoimento após sua saída do programa.


Em outubro o caso foi arquivado.

8 – Intercâmbio


Como aconteceu em edições anteriores, tivemos novamente a visita de um participante de reality show estrangeiro.


Desta vez recebemos Alberto Mezzetti, conhecido como Tarzam Italiano, vencedor do Gran Fratello Vip 15, reality show semelhante ao Big Brother, da Itália.

9 – Queda na audiência


Apesar das polêmicas envolvendo essa edição, foi registrada a pior audiência de todas as edições do reality show até o momento.


A média registrada foi de 20 pontos.

10 – Final do programa


Em uma final dupla entre Paula e Alan, 61,09% do público votou em Paula, que apesar de todas as polêmicas que se envolveu durante a temporada se tornou a campeã da edição de 2019 e faturou o prêmio no valor de R$ 1,5 milhão.

VEJA TAMBÉM: