đŸŽ„ 12 curiosidades incrĂ­veis sobre o filme “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) que vocĂȘ (provavelmente) nĂŁo sabia!

“O Resgate do Soldado Ryan”, dirigido por Steven Spielberg e lançado em 1998, Ă© um Ă©pico cinematogrĂĄfico que cativou o pĂșblico com sua intensidade emocional e representação visceral da Segunda Guerra Mundial. Ambientado durante o desembarque na Normandia, o filme narra a angustiante missĂŁo de um grupo de soldados americanos em busca do Soldado James Ryan, cujos irmĂŁos foram mortos em combate.


No entanto, por trĂĄs das cenas de batalha e heroĂ­smo, existem inĂșmeras curiosidades e detalhes fascinantes que revelam a complexidade da produção e o cuidado meticuloso de Spielberg em retratar a histĂłria. Neste texto, exploraremos algumas dessas curiosidades, mergulhando nos bastidores deste filme aclamado pela crĂ­tica e amado pelo pĂșblico.

1 – A CENA MAIS IMPRESSIONANTE


A sequĂȘncia de desembarque na praia da Normandia em “O Resgate do Soldado Ryan”, dirigido por Spielberg, teve um custo de produção de US$ 12 milhĂ”es, envolvendo mais de 1.500 figurantes. Esta cena foi reconhecida pela revista Empire como “a mais impressionante cena de batalha jĂĄ filmada”.

2 – ATOR PARTICIPOU DO FILME COM UMA CONDIÇÃO


Steven Spielberg fez um acordo com Tom Sizemore para um papel em “O Resgate do Soldado Ryan”, estabelecendo que Sizemore nĂŁo deveria ser pego em nenhum teste de drogas durante as filmagens. Spielberg prometeu que se Sizemore violasse essa condição, mesmo no Ășltimo dia de filmagem, ele seria retirado do filme e suas cenas seriam refeitas com outro ator.

3 – CENA INICIAL TRAUMATIZOU O PÚBLICO


A representação realista de “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) foi tĂŁo impactante que nĂŁo apenas os veteranos saĂ­ram das salas de cinema durante a cena de abertura, mas tambĂ©m houve um aumento nas consultas aos conselheiros de TEPT (Transtorno de Estresse PĂłs-TraumĂĄtico). O Departamento de Assuntos de Veteranos atĂ© estabeleceu uma linha telefĂŽnica nacional para os veteranos que foram afetados emocionalmente pelo filme.

4 – TREINAMENTO MILITAR


No filme, todos os atores principais, com exceção de Matt Damon, foram submetidos ao treinamento militar, criando assim um clima de ressentimento em relação a ele por parte dos outros atores.

5 – O FILME PASSOU TODOS OS DIAS NA TV POR TRÊS ANOS


Na rede de televisão americana ABC, o filme foi transmitido no Dia dos Veteranos, sem cortes, todos os anos de 2001 a 2004. No entanto, em 2004, quase 30% das estaçÔes afiliadas da ABC se recusaram a transmiti-lo, mesmo após a The Walt Disney Company se comprometer a pagar todas as multas por linguagem imprópria.

6 – PERDEU O OSCAR


“Shakespeare Apaixonado” ganhou o Oscar de Melhor Filme, superando “O Resgate do Soldado Ryan”.

7 – TOM HANKS TERIA OUTRO FINAL


No roteiro inicial, o Capitão Miller (interpretado por Tom Hanks) não estava destinado a morrer. Além disso, a cena de resgate não envolvia a chegada dos P51, mas sim uma grande frota de tanques Sherman.

8 – HONORÁRIO DO EXÉRCITO


Em 2006, Tom Hanks recebeu uma indicação para se tornar membro honorårio do Hall da Fama do Exército Ranger em reconhecimento à sua atuação como o Capitão Miller no filme.

9 – VIN DIESEL


Vin Diesel, empenhado, assumiu os papĂ©is de roteirista, diretor e protagonista de um curta-metragem apresentado no Festival de Cannes de 1995. ApĂłs assistir Ă  produção, Steven Spielberg ficou tĂŁo impressionado que decidiu criar o papel de Adrian Caparzo especialmente para Diesel no filme “O Resgate do Soldado Ryan”.

10 – FOTOS ORIGINAIS SERVIRAM DE INSPIRAÇÃO


Um fotĂłgrafo londrino inadvertidamente destruiu todas, exceto 11, das Ășnicas fotos registradas do Dia D, em 6 de junho, na Praia de Omaha. Essas imagens sobreviventes sĂŁo conhecidas como “The Magnificent Eleven” e serviram de inspiração para a cena de abertura do filme “O Resgate do Soldado Ryan”.

11 – SEM ACESSO ÀS FILMAGENS


Steven Spielberg pediu que ninguém tivesse acesso ao filme após o início das filmagens.

12 – ADOLESCENTES FORAM OBRIGADOS A VER O FILME


Em 2000, nove adolescentes foram condenados a assistir “O Resgate do Soldado Ryan” como parte de sua sentença depois de confessarem ter vandalizado o parque de um veterano.


“O Resgate do Soldado Ryan” nĂŁo Ă© apenas um filme de guerra aclamado pela crĂ­tica e amado pelo pĂșblico, mas tambĂ©m Ă© uma fonte inesgotĂĄvel de curiosidades fascinantes. Desde os desafios enfrentados durante a produção atĂ© os impactos emocionais que teve sobre os espectadores e atĂ© mesmo sobre os prĂłprios veteranos, este filme continua a ser objeto de discussĂŁo e admiração dĂ©cadas apĂłs seu lançamento. Ao explorar suas curiosidades, somos lembrados nĂŁo apenas da grandiosidade do cinema, mas tambĂ©m da habilidade de contar histĂłrias que transcendem o tempo e o espaço, tocando profundamente nossos coraçÔes e mentes. “O Resgate do Soldado Ryan” Ă© um testemunho do poder do cinema em nos transportar para experiĂȘncias Ășnicas e nos conectar com a humanidade em suas mais diversas formas.

VEJA TAMBÉM: